Existem diversas estratégias de marketing digital. O segredo, para os empresários, é escolher aquela que mais se adéqua ao seu negócio.

Com o avanço da inteligência dos mecanismos de busca e dos dados coletados a respeito dos usuários, é preciso adequar suas estratégias e modernizar todo o seu processo de comunicação.

Nesse sentido, para empresas que possuem lojas e pontos físicos, o SEO local pode ser uma excelente oportunidade de investimento, trazendo grandes benefícios e resultados incríveis.

Quer aprender mais sobre a estratégia de SEO local e como aplicá-la na sua empresa? Continue a leitura!

O que é SEO local?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing digital que trabalha o domínio e as páginas do site para um bom posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google.

Muitas empresas começaram a usar essa estratégia, principalmente quando consideramos o marketing de conteúdo, que objetiva justamente esse ranqueamento. Dessa forma, o SEO local é uma estratégia que trabalha esse posicionamento, considerando a localização do usuário.

Quando o usuário pesquisar, por exemplo, por “salão de beleza”, o Google dará preferência para resultados que estão próximos de onde o usuário está, com o intuito de resolver com rapidez e praticidade o problema dele.

O SEO local também auxilia quando é feita uma busca com termos que representam a localização. Nesse exemplo, o usuário procuraria “salão de beleza em Santa Cecília”, e apareceriam os resultados dentro daquela localização de sua preferência.

Quais são os benefícios do SEO local?

O SEO local pode interferir nos resultados da sua empresa de várias formas. Com pesquisas bem direcionadas para o público, ele pode entregar seu nome nos resultados, caso seja interessante, aumentando a clientela e o rendimento da sua empresa.

Aumento das vendas

O primeiro grande impacto é o aumento das vendas. Sem dúvidas, hoje, muitas pessoas fazem pesquisas por meio do smartphone para encontrar estabelecimentos.

Quando a sua empresa está presente nos mecanismos usados pelo seu público, é possível aumentar o alcance dela e o número de vendas.

Aumento do conhecimento de marca

O SEO local trabalha, justamente, para apresentar sua empresa para usuários que estão próximos do negócio.

Por isso, é possível atrair cada vez mais potenciais clientes, que estão procurando o tipo de produto ou serviço que a sua empresa comercializa.

Aumento da autoridade do negócio

Uma coisa é certa: com um bom investimento em SEO local, é possível aumentar a autoridade da sua empresa. Com essa estratégia, seu negócio passa a ser visualizado por mais pessoas, possivelmente com um bom posicionamento, garantindo que os usuários vejam sua empresa como uma das primeiras opções a buscar.

Aumento de novos clientes

Muitas pessoas que até então não conheciam a sua empresa podem passar a conhecê-la por meio de uma rápida pesquisa pelo Google. Por isso, quando você investe em SEO local, é possível aumentar a cartela de clientes: se a sua estratégia for bem executada, cada vez mais pessoas terão conhecimento da sua marca.

Com essa vantagem, agora, é preciso garantir também que seu atendimento e a qualidade dos produtos estejam de acordo com as demandas do seu público, fazendo com que os clientes (novos e antigos) fiquem cada vez mais satisfeitos e fidelizados.

Como implementar uma estratégia de SEO local?

Para quem quer investir em SEO local, é preciso colocar alguns princípios básicos em prática. A seguir, ensinaremos o que precisa ser feito nesse primeiro momento para iniciar essa estratégia e apresentar sua empresa nos resultados de busca.

Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é fundamental para uma estratégia de SEO local. Afinal, grande parte das pessoas utiliza a ferramenta do Google para realizar suas pesquisas.

Cadastre-se na plataforma e insira informações relevantes para o seu negócio. Algumas dicas:

  • insira fotos com boa qualidade para que o usuário consiga visualizar a fachada da sua empresa;
  • tenha o cuidado de colocar o seu negócio nas categorias adequadas, para atrair um público relevante;
  • adicione os horários de funcionamento da sua empresa;
  • inclua o telefone de contato;
  • permita que usuários avaliem e comentem sobre a sua empresa;
  • faça uma descrição do seu negócio, com pelo menos 400 palavras, incluindo links relevantes e palavras-chave que podem ser interessantes para o seu público.

Tenha um site responsivo

O site responsivo é a base de toda estratégia de marketing que envolve SEO e uma boa experiência do usuário.

Pensando que os usuários estão usando cada vez mais aparelhos celulares para realizarem suas pesquisas, é preciso garantir que o seu site estará adequado para ser acessado dos smartphones, assegurando que os possíveis clientes poderão encontrar as informações necessárias, sem prejudicar sua experiência.

É importante lembrar-se, inclusive, de que um site organizado, responsivo e com informações relevantes tem ainda mais chances de conquistar um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.

Incentive a avaliação positiva da empresa

Ao permitir que os seus clientes façam avaliações a respeito da sua empresa, você garante a simpatia de possíveis novos consumidores. No entanto, é preciso ter uma estratégia para assegurar que essas avaliações sejam favoráveis.

Nesse sentido, tenha uma equipe de atendimento capacitada para atendê-los, focando sempre no bem-estar e na experiência dos clientes no dia a dia. Avalie, também, a realização de pesquisas de satisfação com os clientes para descobrir o que pode ser melhorado, aumentando os índices de satisfação.

Garanta a citação de NET local

NET — sigla para nome, endereço e telefone — contém as informações essenciais e relevantes para que a sua empresa seja encontrada. Essas são, inclusive, as primeiras informações que precisam aparecer nos resultados de busca para o usuário, considerando o fato de estarem, ao pesquisar por empresas e lojas, já no momento de compra.

O SEO local, se bem-feito, pode aumentar a rentabilidade da empresa e o número de novos clientes. O marketing digital vem como um dos principais aliados nesse momento. Por isso, garantir que suas páginas sigam as políticas de boas práticas para os mecanismos de busca é fundamental.

Sendo assim, é preciso lembrar-se: com o aumento da relevância, é necessário garantir que sua empresa estará preparada para manter os seus clientes satisfeitos e conseguir boas avaliações. Via ddwb

Gostou do nosso artigo sobre SEO local? Quer aprender mais e receber dicas direto na sua caixa de entrada? Então, assine nossa newsletter!