Durante o ano existem centenas de datas comemorativas. Algumas são mais conhecidas, como a Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal…, porém existem outras diversas datas menos conhecidas, como Dia do Cliente, do Consumidor, entre outras. O nosso calendário está repleto de datas menos conhecidas, porém muito úteis para seu negócio. Ações em datas comemorativas além de fazer com que seu cliente se sinta especial, também são úteis para gerar uma maior proximidade entre sua empresa e seus clientes.

Como usar datas comemorativas a seu favor

 

Ao longo do ano, o comércio varejista utiliza as datas comemorativas mais comuns para impulsionar as vendas. Quando acaba o carnaval temos a páscoa, logo depois dia das mães, menos de um mês temos dia dos namorados e assim vai até natal e ano novo. Porém não tem o costume de explorar o potencial das outras menores. Nosso calendário está repleto de datas comemorativas e cada uma delas é uma oportunidade de vender mais e fidelizar clientes.

Marketing Sazonal

Fortemente recomendado por profissionais especializados em comércio online, o marketing sazonal é baseado no uso de estratégias com o objetivo de aumentar lucros de uma marca ou empresa durante alguns dias específicos, que neste caso seriam as datas comemorativas. No post de hoje vamos passar algumas dicas para você conseguir aproveitar o máximo dessas datas e converter em vendas.

Entendendo seu público

O primeiro passo é entender e dominar o conteúdo que sua loja ou empresa oferecem, compreendendo o público para que serão destinados esse conteúdo com as datas específicas.

Por exemplo: Se você possui uma loja de carros, você pode utilizar o dia do mecânico para oferecer desconto em serviços de mecânica, realizar ofertas para revisão na época de férias com o slogan “Viaje com segurança, venha realizar uma revisão de férias”.

Use da forma certa

Pegar o calendário completo fazer posts e ações com cada data comemorativa não é a melhor opção. O ideal é realizar uma análise para saber se determinada comemoração tem de fato relação com seu negócio. Não faz sentido você parabenizar um médico, se seu negócio for uma concessionária automóveis. No caso da concessionária, é mais interessante ela fazer ações de conscientização de trânsito, como a do Setembro Amarelo e Outubro Rosa.

Use as datas ao seu favor

Para realizar uma campanha bem-sucedida, é necessário fazer um bom planejamento. Não é recomendado fazer algo às pressas, pois assim você pode tomar uma ação errada e gastar mais do que o necessário.

Para evitar isso, você pode fazer um calendário com as datas que tenham mais a ver com o seu negócio e comece a traçar estratégias para cada uma delas, como uma identidade visual e como será a ação. Oferecer algo atrativo é a chave. Uma embalagem comemorativa ou um cartão, são ideias válidas. Atitudes como essa cativam e fidelizam o cliente.

Estoque

Você deve prepara o estoque de acordo com as vendas anteriores, fazendo o levantamento de quais produtos estão em grande quantidade no depósito e quais tem tido bastante procura. Neste último caso, converse com seu fornecedor e adquira um bom lote. Você também pode negociar algum tipo de desconto para repassar para o cliente. Lembre-se que não possuir um produto a pronta entrega pode significar a ida de um cliente para a concorrência.

Entrega

A entrega também deve ser planejada. Se o seu negócio for um e-commerce, você pode oferecer frete grátis a partir de determinado valor ou tentar parcerias com transportadoras, para diminuir o valor e o tempo da entrega.

Via ideia AD