Para medir se sua campanha de Branding está dando resultados é preciso avaliar fatores como reconhecimento e impressões de marca, consideração de compra e lealdade da audiência. E isso é possível por meio da análise de métricas quantitativas específicas. 

Fazer pessoas se apaixonarem por marcas.

A grosso modo, podemos dizer que esse é um dos objetivos de uma estratégia de Branding.

Vago né?

Pois é, os objetivos de um plano de Branding podem ser um tanto abstratos.

Geralmente eles estão vinculados a alterar a percepção do público em relação a uma marca: de neutro pra positivo e de positivo pra embaixador (aquele que defende a marca e recomenda aos amigos).

O problema é que esses dados são muito subjetivos, então como faz para saber se os esforços em Branding de uma marca estão dando resultados?

É exatamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo!

Aqui você vai ler:

  • Quais os objetivos de uma estratégia de Branding
  • O que é  Brand Awareness Brand Equity?
  • O que são métricas?
  • Métricas essenciais para avaliar os resultados da sua campanha de Branding
  • Como medir o reconhecimento da marca
  • Como medir as impressões de marca
  • Como medir a consideração de compra
  • Como medir a lealdade da sua audiência
  •  Ferramentas úteis para medir os resultados de uma campanha de Branding

Boa leitura!

Não sabe o que é Branding? Confira nosso post completo sobre o assunto!

Quais os objetivos de uma estratégia de Branding

Em geral, os objetivos de uma campanha de Branding são:

  • Melhorar o reconhecimento de marca;
  • Gerar impressões;
  • Aumentar a consideração de compra;
  • E assegurar a lealdade do público.

Para mensurar se sua estratégia está dando certo existem duas grandezas voltadas a medir e registrar esse desempenho. Tratam-se dos conceitos de Brand Awareness Brand Equity.

O que é  Brand Awareness Brand Equity?

Brand Awareness (ou Consciência de Marca): 

grandeza que mostra o quanto e como uma marca é reconhecida pelo público.

Brand Equity/valor de Marca:

Valor intangível de uma marca, com base em seu Brand Awareness.

Uma marca que está bem na fita do mercado tem um Brand Awareness e Brand Equity altos e positivos.

Isso porque:  quanto maior e melhor for sua consciência (Awareness) diante do público, mais valor (Equity) ela terá.

Mas como faz exatamente para medir essas grandezas e consequentemente se a campanha de Branding está sendo positiva?

Por meio de algumas métricas estratégicas!

Quer saber mais sobre Brand Awareness Brand Equity? Confira esse artigo sobre o tema!

O que são métricas?

“Métrica” é um termo utilizado para se referir a estatísticas gerais de desempenho, alcançadas por meio da coleta e análise de dados.

No Marketing existem métricas específicas para medir cada tipo de ação.

No Branding Marketing, embora os objetivos sejam mais abstratos, existem métricas essenciais capazes de avaliar esses dados.

Métricas essenciais para avaliar os resultados da sua campanha de Branding

Lembra que falamos que os principais objetivos de uma campanha de Branding são Melhorar o reconhecimento de marca; Gerar impressões; Aumentar a consideração de compra; E assegurar a lealdade do público?

Então, neste tópico vamos abordar as principais formas de medir se cada um desses objetivos está sendo alcançado.

Vamos lá?

Como medir o reconhecimento da marca

– Meça as visitas do seu site

Ter pessoas visitando seu site é um forte indício de sua marca está começando a ficar reconhecida perante o público.

Para medir isso é importante ter um registro das visitas no seu site antes, durante e depois de uma campanha de Branding.  Desta forma é possível comparar os números e avaliar se houve ou não um aumento nas visitas.

– Faça testes A/B

Divida sua audiência em duas partes e exponha apenas uma a campanha de Branding. Depois disso compare se há diferenças na percepção de ambos.

Como medir as impressões de marca

– Faça campanhas de CPM

As impressões de uma marca representam quantas pessoas realmente viram os seus anúncios.

E CPM é a sigla para  “custo por mil impressões”.

Essa métrica representa o custo gerado a cada mil impressões de um anúncio.

Logo, fazer campanhas neste formato é uma boa estratégia para avaliar quantas pessoas viram de fato os conteúdos da sua campanha de Branding.

Como medir a consideração de compra

– Meça a quantidade de buscas feitas pela marca nos mecanismos de pesquisa

Se as pessoas estão buscando por sua marca, é sinal de que elas estão considerando o seu produto. Por isso é importante avaliar esse indicador para medir os resultados desse objetivo.

Avalie como estão as estatísticas de busca da sua marca antes, durante e depois da sua estratégia de Branding e veja como a campanha está impactando nesses números.

Como medir a lealdade da sua audiência

Essa métrica serve para medir a lealdade do público que já é seu consumidor.

– Acompanhe as avaliações da sua marca feitas pelos seus consumidores

Fique de olho no que seus consumidores estão dizendo nos seus canais (redes sociais, SAC entre outros) e também em fórum externos como comunidade e sites como o “Reclame aqui”.

Essas respostas são essenciais para saber se o seu cliente continua satisfeito com a sua marca e está a defendendo e recomendando aos amigos ou a atacando.

Crie o hábito de enviar pesquisas de satisfação para os seus clientes algum tempo após a compra e periodicamente.

– Monitore a taxa de retorno de visitantes

Se as pessoas estão voltando, significa que se tornaram mais leais à sua marca.

Registre quantos clientes que já compraram com você antes, voltam para fazer uma nova compra ou mesmo acessar os canais da sua marca.

Esse é um indicativo essencial para avaliar se a percepção da sua marca está boa ou não.

Ferramentas úteis para medir os resultados de uma campanha de Branding

Depois de falar sobre como medir cada um dos principais objetivos de uma campanha de Branding, também achamos importante sugerir algumas ferramentas úteis para essa tarefa:

– Google Alerts: envia um aviso por e-mail sempre que sua marca é mencionada em qualquer conteúdo na internet

– Scup: permite o monitoramento e a análise de informações das redes sociais. Seu grande diferencial é possibilidade de classificar um buzz como negativo ou positivo.

– Buzzsumo: observa as menções em sites e redes sociais e registra, o que facilita a identificação de influenciadores.

– Google Analytics: fornece dados e insights sobre o tráfego e a interação dos usuários com seu site.

– Google Trends: mostra a tendência de busca de determinado termo em períodos específicos.

– Hotjar: Complementar ao Google Analytics. Mapeia a jornada do usuário na página por meio de “mapas de calor”: onde clicou, como movimentou o mouse, se entraram e saíram do carrinho, em que etapa do formulário de contato abandonaram o conteúdo, além de permitir fazer uma pesquisa com o visitante que está abandonando a página.

– Hootsuite: similar ao Scup, permite gerenciar várias contas das principais redes sociais e avaliar a performance de cada uma delas, como: qualidades de likes, unlikes, comentários, compartilhamentos, visualizações, perfil dos usuários que mais interagem e desempenho da equipe.

Menções, seguidores e engajamento nas redes sociais, visitas e conversões no seu blog e menções na mídia também são algumas métricas essenciais que não podem deixar de ser acompanhadas.

Enfim, com esse conteúdo esperamos ter conseguido mostrar que, embora os objetivos do Branding Marketing sejam um pouco abstrato, é possível sim quantificar e medir seus resultados.

Vale lembrar que cada métrica deve ser definida de acordo com as especificidades de cada segmento e campanha. Precisando de ajuda para iniciar sua campanha? Entra em contato com a gente!