Utilizar as redes sociais é uma ferramenta poderosa para empresas de todos os tamanhos alcançarem seus clientes e atraírem clientes em potencial.

Pense um pouco: as pessoas já interagem espontaneamente com as marcas por meio das mídias sociais, certo? Assim, não falar diretamente com elas através dessas plataformas é um verdadeiro desperdício.

A verdade é que um ótimo marketing nas mídias sociais pode trazer sucesso notável a qualquer negócio, criando divulgadores espontâneos da marca e até gerando leads e vendas.

O que é gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais nada mais é do que o processo de gerenciar suas interações e conteúdo online em canais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e Pinterest.

Porém, engana-se quem pensa que isso é simples: não se resume a apenas postar atualizações nos perfis da sua empresa. Esse gerenciamento também inclui envolver-se com o público e buscar novas oportunidades para aumentar seu alcance e visibilidade.

Quando feita de maneira eficaz, a gestão de redes sociais é capaz de atrair novos clientes, gerar mais tráfego e mais engajamento.

Por outro lado, ter uma presença ativa em qualquer mídia social sem uma estratégia de marketing definida pode ser tão catastrófico para a sua empresa quanto não ter nenhum plano.

Como desenvolver uma estratégia para a gestão de redes sociais

Como vimos, ter uma estratégia para as mídias sociais da sua empresa é importante para ajudar a marca a atingir seus objetivos com um senso de propósito.

Por isso, sugerimos que você se concentre nas etapas que mostraremos a seguir para desenvolver uma estratégia vencedora, capaz de envolver seu público e otimizar seus resultados:

1. Por que sua empresa deseja estar nas mídias sociais?

O primeiro passo é responder o porquê de você estar nas redes sociais. Seu objetivo é promover seus produtos? Direcionar tráfego para o seu site? Servir seus clientes?

Encontrar as respostas para essas perguntas ajuda a definir quais resultados você deseja alcançar. Em geral, existem nove objetivos de mídia social que você pode ter:

  • Aumentar o conhecimento sobre sua marca;
  • Direcionar tráfego para seu site;
  • Gerar novos leads;
  • Aumentar sua receita (aumentando as inscrições ou as vendas);
  • Aumentar o envolvimento da marca;
  • Criar uma comunidade em torno da empresa;
  • Fornecer serviço social ao cliente;
  • Aumentar as menções na imprensa;
  • Ouvir conversas sobre sua marca.

Geralmente, é melhor se concentrar em poucas metas, a menos que você tenha uma equipe na qual pessoas ou grupos diferentes possam assumir objetivos diferentes.

2. Quem é seu público-alvo?

Depois de descobrir as motivações, a próxima coisa a considerar é seu público-alvo. A compreensão sobre isso ajudará você a definir com mais facilidade onde, quando e que tipo de conteúdo compartilhar.

Por exemplo, se você tem uma marca de viagens e estilo de vida e percebe que seu público-alvo gosta de ler sobre novos lugares e dicas de viagem, pode começar a compartilhar esse conteúdo em seus perfis nas redes sociais.

Um ótimo exercício para tentar aqui é o de criar personas – ou seja, imaginar os clientes ideais do seu negócio:

  • Quem são eles? (cargo, idade, gênero, salário etc.)
  • O que você pode oferecer que eles estejam interessados? (entretenimento, conteúdo educacional, estudos de caso, informações sobre novos produtos etc.)
  • Em que redes sociais eles estão? (Facebook, Instagram, Twitter etc)
  • Quando eles procuram o tipo de conteúdo que você pode fornecer? (fins de semana, durante o trajeto diário etc)
  • Por que eles consomem esse conteúdo? (para melhorar seu trabalho, tornar-se saudável, manter-se atualizado sobre algum assunto etc).
  • Como eles consomem esse conteúdo? (leem postagens em mídias sociais, assistem a vídeos etc).

3. O que você vai compartilhar?

Para delinear uma gestão de redes sociais bem-sucedida, um dos pontos principais é ter um plano de conteúdo forte.

Se você não tiver certeza de que tipo de conteúdo produzir, tente a regra dos terços. É importante ter uma boa mistura de conteúdo para envolver e engajar seu público:

  • 1/3 do seu conteúdo deve promover seus produtos, serviços, eventos etc.
  • 1/3 deve ser destinado a conteúdo educacional, divertido ou emocional para ajudar os usuários a se conectarem à sua página.
  • 1/3 pode ser de dicas, instruções, blogs, vídeos educacionais, fotos da empresa etc.

Criar conteúdo atraente e de qualidade deve ser uma prioridade. É útil criar um calendário de conteúdo descrevendo com que frequência você vai postar, em quais horários e redes essas postagens serão realizadas e sobre quais tópicos você vai falar.

4. Onde você vai compartilhar?

O próximo passo é determinar onde você deve compartilhar seu conteúdo. Em outras palavras, em quais plataformas de mídia social sua empresa deseja estar?

Lembre-se que sua marca não precisa estar em todas as redes. Estar em menos plataformas pode te oferecer mais foco e tempo para criar um conteúdo melhor.

Novamente, a compreensão sobre seu público-alvo será útil aqui. Em quais plataformas eles estão mais ativos? O que os faz visitar essas plataformas? Por exemplo, adolescentes e jovens adultos podem gostar de explorar páginas no Instagram quando estão cansados ​​de ver o que seus amigos estão fazendo.

Embora menos importante, outro ponto a ser considerado é o diferencial da sua marca. Você é bom em fotografia, vídeo ou escrita? Certas plataformas se prestam melhor a certos tipos de conteúdo: por exemplo, as fotos são ótimas para o Instagram, vídeos longos para o YouTube, artigos para o Medium etc.

5. Quando você vai compartilhar?

A última parte importante da sua estratégia para gestão de redes sociais é descobrir em que dias e horários você deve compartilhar seu conteúdo.

Antes de definir isso, considere novamente o comportamento do seu público-alvo. Quando eles costumam usar as mídias sociais para encontrar o tipo de conteúdo que você compartilha?

Por exemplo, os fãs de futebol provavelmente estão nas redes sociais antes, durante e logo após os jogos para encontrar e interagir com o conteúdo do evento.

Já as pessoas que gostam de viajar podem ser mais ativas nas mídias sociais durante os finais de semana, quando planejam sua próxima viagem (ou durante os intervalos de trabalho, quando sonham com a próxima viagem).

Você pode inferir a partir desses poucos exemplos que não há um melhor momento universal para publicar – realmente depende do seu público. Portanto, para esta etapa, concentre-se nos padrões de comportamento geral do público-alvo.

Sabemos que desenvolver uma estratégia de marketing nas redes sociais não é uma tarefa fácil, mas é extremamente útil para que você não poste conteúdo apenas por postar, e sim para atingir os objetivos do seu negócio.

Mas não se preocupe: a Agro Propaganda é especialista em gestão de redes sociais e está pronta para assessorar você e sua equipe. Conte com a gente para criar ou melhorar a presença da sua marca nas redes!